Os segredos do pudim perfeito (ou quase isso)!

Oi pessoal! Conforme prometido pelas redes sociais do blog, hoje vou ensinar alguns segredinhos pra fazer um pudim maravilhoso. Eu me batia com vários passos do pudim, mas depois que aprendi, nunca mais errei. De quebra vou ensinar três receitinhas rápidas e fáceis de pudim pra você treinar em casa. Vamos lá?

IMG_20160418_163257

Primeira dica: a calda!

Acho que a calda é a parte mais difícil do pudim, porque o açúcar é bem delicado e queima num piscar de olhos. Tem gente que faz a calda numa panelinha e depois despeja na forma (essa dica é boa se você não tem muita prática, mas suja mais louça), ou acrescenta água pra ficar mais líquida. Eu não faço nada disso! Hahahaha Minha calda é basicamente açúcar derretido na própria forma que você vai assar um pudim, aquela com buraco no meio é ideal pra isso, o resto é só uma questão de treino, segurando a forma com um pano ou uma luva de cozinha, e mexendo ela sobre a chama média do fogão. Quando o caramelo estiver levemente dourado, desligue, tire do fogo, e deixe a forma reservada para esfriar um pouco. Para as minhas receitas de pudim eu uso 1 xícara de açúcar. Quando você despejar a mistura do pudim você vai ouvir barulho de alguma coisa trincando, é assim mesmo.

Segunda dica: com furinho ou sem furinho?

Uma dica importante do pudim é pra atender o gosto pessoal de cada um, e está ligada a temperatura do forno. Sempre pré-aqueça o forno para fazer pudim tá? Não esquecendo, as temperaturas e tempo de cozimento sempre vão varias de forno pra forno. Se você gosta de pudim com furinhos, basta assar em forno alto (entre 200º e 220º graus), assim ele cozinhará mais rápido, aproximadamente 40 minutos. Se você gosta do pudim lisinho, o lema é paciência, forno no mínimo (entre 150º e 180º graus), vai levar cerca de 1 hora e meia para assar desse jeito. O pudim sem furinhos fica mais cremoso, o com furinho absorve mais calda e fica com o gosto dela. Como eu disse, vai de gosto pessoal. Ah, você sabe que o pudim está cozido quando ele não se move tanto ao ser balançado, então pode fazer como o bolo e espetar um palitinho que tem que sair limpo.

Terceira dica: como fazer um banho maria?

Você nunca vai cozinhar o pudim diretamente no fogo, porque ele vai queimar rapidinho. Então coloque a forma de buraco dentro de uma forma maior, e nessa forma maior você vai despejar água fervendo, ela precisa estar fervendo antes de entrar no forno, água fria não serve porque vai retardar o processo de cozimento. Fique de olho no forno para que a água não seque completamente, se isso for acontecer, pode acrescentar mais água fervente durante o cozimento. ATENÇÃO! Quando o pudim estiver pronto e você for retirar a forma de buraco, faça com muito cuidado, porque a água de baixo vai espirrar se fizer muito drasticamente por causa do vácuo que se cria.

Quarta dica: como desenformar o pudim?

Para desenformar o pudim você vai deixar ele esfriar, para não correr o risco de quebrá-lo. Quando estiver frio solte as laterais e o meio com uma faquinha, e coloque a forma sobre o fogo médio do fogão, você vai perceber quando a calda começar a derreter. Coloque uma prato sobre a forma e vire de uma só vez, espere um pouquinho e dê batidinhas na forma, você vai sentir o pudim descer. Caso isso não aconteça de primeira, vire novamente a forma, e repita o processo.

Juro que parece complicado mas não é! Pudim é uma questão de prática, e uma sobremesa super fácil e versátil depois que você pega o jeito todo da coisa. Vai por mim! Vou passar rapidinho os meus três pudins preferidos pra vocês testarem, todas elas são para um pudim pequeno, então se quiser maior é só dobrar as receitas.

Pudim de leite tradicional: Basta bater no liquidificador 2 caixinhas de leite condensado, 1 medida da mesma caixa de leite e 4 ovos. Esse é aquela tradicional que a nossa vó faz!

Pudim de leite ninho: Também no liquificador, 2 xícaras de leite ninho, 2 xícaras de água, 3 ovos, 1 xícara de açúcar e 1 colher de sopa de amido de milho. Esse pudim fica ABSURDAMENTE cremoso e tem um gosto super especial, é o meu preferido!

Pudim de doce de leite: Mesmo jeito dos outros, bater 400 gramas de doce de leite de boa qualidade, 3 ovos, 200 ml de leite e 1 colher de sopa de açúcar. Bem parecido como tradicional de leite, mas fica com um gostinho especial de doce de leite e bem mais cremoso!

Espero que tenham gostado! Até a próxima!

Beijos da Ana ❤

Muffins de banana: fofinhos e saborosos!

Oi pessoal! Siiim, eu sei, eu abandonei esse blog né? Não vou ficar aqui dando desculpas, mas me sinto muito mal quando não consigo me organizar e conciliar tudo, o final de ano foi tão corrido, tantas coisas na cabeça, e acabei deixando de lado esse espaço que me faz tão bem! Mas cá estou de novo, e pretendo voltar ao ritmo normal… Torçam por mim, e vamos juntos!

IMG-20160106-WA0040

A receitinha de hoje é tão rápida e fácil, ótima pra fazer pro café da tarde, quando chega aquele visita sem avisar e você não tem nada pra servir, aposto que vai impressionar.. então, vamos lá?

Você vai  precisar para a massa:

  • 3 bananas amassadas (eu usei a prata)
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sobremesa da canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento

Bom, essa parte é molezinha, só misturar os ingredientes, usando um batedor manual mesmo, assim você mantém os pedacinhos maiores de banana que vão dar uma graça maior pro seu muffin. Para assar, eu usei aquelas formas de cupcake com vários buracos e forminhas de papel, mas você pode usar a que tiver em casa, forma de empadinhas, forminhas individuais, vai dar certo de qualquer jeito, só precisar ser forminhas desse tipo pra ficar em formatinho de muffin. Encha cada forminha até um pouco mais da metade e reserve. Não esqueça de pré aquecer o forno a mais ou menos 180º graus!

Agora vamos pra melhor parte do muffin, pra farofa você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de manteiga gelada
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sobremesa de canela

Você vai misturar esses ingredientes com os dedos mesmos, até que eles formem uma farofinha grosseira, coloque essa farofinha por cima das massas de muffin que você reservou, com bastante generosidade. E aí forno, até que os bolinhos crescam e fiquem levemente douradinhos, no meu forno foi mais ou menos 30 minutos, e isso varia de forno pra forno. Dá pra fazer o teste do palito também que funciona!

Gente, fica bom demais! Fica bom quente, frio, com cafézinho, dá até pra levar pro lanchinho no trabalho…

Espero que gostem e até a próxima!

Beijos da Ana ❤

 

Bolo de banana saudável: pra aliviar a culpa do final de semana!

Olá pessoal! Hoje vou ensinar pra vocês uma receitinha saudável, pelo menos pros meus parâmetros… Hahahahaha Mas já é um bolo bem melhor se for comparar com os que eu estou acostumada a fazer e comer! E o melhor, ele não leva lactose, então é uma boa opção pra quem tem intolerância… Outro ponto positivo, é que ele é super rápido de fazer, além de ser uma ótima receita pra aproveitar aquelas bananas que estão maduras demais e não vai dar tempo de comer… Eu usei banana prata porque é a que eu costumo ter em casa sempre, mas dá pra usar a nanica também! Vamos lá?

IMG_20151115_185545

Você vai precisar de:

  • 3 bananas bem maduras
  • 2 ovos
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 1 xícara de aveia
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • canela a gosto

Primeiro pré aqueça o forno a 200º graus, e unte uma forma pequena, eu usei aqueles retangulares pra pão. Untei minha forma com desmoldante que eu compro em lojas de confeitaria, mas dá pra untar com um pouquinho de óleo se a intenção é evitar o combo farinha branca e margarina. Bom, aí não tem segredo, coloque duas bananas, os ovos e o óleo na liquidificador e bata até virar uma massa uniforme. Então é só acrescentar os demais ingredientes, menos o fermento e bater mais um pouco até incorporar bem. Acrescente o fermento e bata mais um poquinho bem devagar. Despeje a mistura na forma e pique a banana que sobrou em cubinhos por cima de todo o bolo, eu salpico bastante canela por cima porque eu adoro, mas se você não gostar não precisa dessa parte. Asse por aproximadamente 45 minutos, ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.

Detalhe importante, esse bolo não cresce quase nada, então não estranhe, ele não leva ingredientes que façam com que ela cresca muito, então é perfeitamente normal, mas ele fica um bolo super úmido e gostoso! Espero que façam e gostem, aqui em casa já virou queridinho, porque toda semana sobram umas bananas e estou aproveitando elas assim, de um jeito um poquinho mais saudável e que garante o café/lanche dos outros dias!

IMG_20151104_085304

Até a próxima! Beijos da Ana ❤

Mousse clássica francesa de chocolate!

Olá pessoal!

Vocês vão perceber que estou numa onda de receitas francesas… E acho que tudo isso é porque existem clássicos tão bons na culinária francesa que quando o objetivo é aprimorar técnicas e evoluir, essa é um tipo de cozinha super indicada, não deve ser a toa que as melhores escolher de gastronomia estão na França né? Hoje vou ensinar essa mousse de chocolate bem francesa e bem fácil de fazer. Vamos lá?

IMG_20151016_195621

Você vai precisar de:

  • 100 ml de leite
  • 2 gemas
  • 2/3 de xícara de açúcar
  • 250 gramas de chocolate meio amargo
  • 1 colher de sobremesa de conhaque ou a bebida de sua preferência
  • 200 gramas de creme de leite fresco

Primeiro você vai esquentar levemente o leite com metade do açúcar em uma panela, e bater as gemas com o restante do açúcar em um recipiente separado até ficar levemente esbranquiçado. O próximo passo é adicionar aos poucos o leite quente na mistura de gemas, vai adicionando e vai mexendo, desse jeitinho pra não dar um choque térmico e cozinhar as gemas demais. Depois volta toda essa mistura pra panela e mexe até dar uma leve engrossada.

Então você vai derreter o chocolate daquele jeitinho que já ensinei, de 30 em 30 segundos no microondas, mexendo em cada intervalo. Adicione a mistura acima ao chocolate até incorporar bem, acrescentando a bebida que você escolher.

O último passo é bater o creme de leite em ponto de chantilly e adicionar mexendo levemente aos chocolates, nessa parte você só vai precisar de um pouquinho de paciência pra manter o ar na mistura, então nada de mexer muito vigorosamente. Pronto! Está feito! Agora é só colocar numa travessa bem bonita, ou em potinhos individuais e levar para gelar por umas 4 horas pelo menos, mas quanto mais ficar na geladeira melhor! Garanto pra vocês, é muito delícia!

IMG_20151016_195551

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Beijos da Ana ❤

Quiche Lorraine: a receita francesa mais fácil e versátil do mundo!

Olá pessoal!

Hoje vou ensinar minha receita francesa preferida, essa quiche é maravilhosa porque além de ser bem fácil e deliciosa, você pode usar o que tiver na geladeira pra fazer o recheio da sua preferência. Dá pra fazer uma quiche bem simples, ou bem elaborada com ingredientes mais “chiques” como alho poró, cogumelos ou presunto cru. Garanto que depois que você fizer a primeira vez essa também vai se tornar uma das suas receitas preferidas! Vou ensinar pra vocês a receita clássica chamada de quiche Lorraine que leva bacon, cebola e queijo… Vamos lá!

IMG_20151016_195324

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 130 gramas de manteiga gelada
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 gema
  • 50 ml de água
  • 300 gramas de bacon picado em cubinhos ou tirinhas
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 150 gramas de queijo parmesão ralado
  • 250 gramas de creme de leite fresco
  • 3 ovos
  • sal, pimenta e noz moscada a gosto

Bom, vamos lá! A primeira parte dos ingredientes é pra massa, e a segunda pro recheio. Um ponto importante é que essa massa pode ser congelada, então é legal deixar algumas prontas pra um dia de mais correria e garantir uma refeição gostosa! Ah, antes de tudo, pré-aqueça o forno a 200º graus!

Você vai misturar todos os ingredientes da massa com as mãos até que a massa ligue e fique uniforme, mas sem amassar muito porque você não quer que a massa fique elástica, então enrole numa bolinha, cubra com plástico filme e leve a geladeira por uns vinte minutos, ou seja, enquanto você faz o recheio.

Para o recheio você vai fritar o bacon, quando ele estiver começando a dourar acrescente a cebola, e quando tudo estiver bem fritinho desligue o fogo e reserve. Em um recipiente separado misture os ovos e o creme de leite fresco, acrescente o bacon, o queijo, e por fim, tempere a gosto. A noz moscada é bem importante e faz toda diferença no sabor.

Aí é só abrir a massa com um rolo e cobrir uma forma de fundo falso ou de quiche com ela, sobre a massa despeje a mistura do recheio, e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até que a quiche esteja dourada por cima. Está pronto! Coma quente ou frio, fica gostoso de todos os jeitos! Fiquem agora com a foto dessa delícia!

IMG_20151016_195404

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Beijos da Ana ❤

O bolo de cenoura perfeito!

Olá pessoal, hoje vou ensinar um clássico, quem não cresceu comendo bolo de cenoura com cobertura de chocolate né? Mas tenho uma confissão, eu nunca acertei fazer um bolo de cenoura na minha vida, até hoje! Não sei por qual motivo, mas nunca deu certo, solava, ficava cru, um horror e desperdício de cenouras! Depois de pesquisar muito cheguei a conclusão de que eu não era a única pessoa que tinha essa dificuldade, e após alguns testes, cheguei a essa receita de bolo de cenoura perfeito… Os dois maiores segredos do bolo de cenoura são: o forno bem pré aquecido e a quantidade certinha de cenoura, por isso, é bom usar uma balança nessa hora! Os outros ingredientes devem ser bem medidos também! Vamos lá?

IMG_20150913_151406

Você vai precisar de:

  • 270 gramas de cenouras limpas e cortadas em rodelas (aproximadamente 3 cenouras médias)
  • 200 ml de óleo de girassol
  • 3 ovos inteiros
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó

Primeiramente, forno pré aquecido a 200º graus por 15 minutos. Bata no liquidificador as cenouras, o óleo e os ovos. Peneire a farinha e o açúcar numa tigela separada, e acrescente os líquidos após estarem bem batidos. Misture delicadamente, e por último acrescente o fermento. Coloque em uma forma média untada e enfarinhada, e asse por aproximadamente 1 hora, ou até que você espete um palito e ele saia limpo.

Para a cobertura você vai fazer um brigadeiro mole, e vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres de chocolate em pó ou achocolatado
  • 1 colher de margarina ou manteiga com sal

Nesta etapa é só levar ao fogo baixo, sempre mexendo, até que a mistura comece a ferver.

IMG_20150913_151319

Uma última dica, quando for cobrir o bolo, faça furinhos nele com uma faca para que o brigadeiro possa entrar nesses buraquinhos e deixar o bolo mais molhadinho. Use os confeitos de sua preferência e então é só correr para o abraço!

Espero que gostem, e até a próxima! Beijos da Ana ❤

Fondue de chocolate: a delícia máxima do inverno!

Olá pessoal, hoje vou ensinar a receita mais fácil e deliciosa, e a preferida de 10 entre 10 pessoas que moram em cidades frias, porque não é possível que alguém não goste de fondue né?

IMG_20150726_112835

A minha receita é um intermediário entre o doce e amargo, assim você pode mudar as proporções dos tipos de chocolate de acordo com o seu gosto, mas sempre mantendo a 300 gramas da receita. E gente, a qualidade do chocolate faz toda a diferença, então invista num chocolate de boa qualidade!

Você vai precisar de:

  • 150 gramas de chocolate ao leite
  • 150 gramas de chocolate amargo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sopa de conhaque ou whisky

Só isso? Só! E o preparo, mais moleza ainda! O jeito mais fácil é derreter o chocolate no microondas, mexendo a cada 20 segundos, até derreter completamente. Ou você pode fazer isso em banho maria, com uma panela com água quente em baixo e uma vasilha sobre a boca da panela que não encoste na água, apenas pegue o calor de dentro da panela.

Depois do chocolate completamente derretido, acrescente o creme de leite até incorporar bem, e depois a bebida de sua preferência. Pronto!

Para servir você escolhe as frutas que você gostar, morango, banana e uva são algumas que combinam bem! E dá pra ter algumas outras frescurinhas como marshmallow ou aquelas bolachinhas amandita! Só usar a criatividade e evitar frutas que soltem muita água. Espero que façam e se deliciem!

IMG_20150726_112720

Até a próxima e beijos da Ana! ❤

Cheesecake de Nutella: a prima rica das tortas comuns!

Hoje vou ensinar uma receita pra você impressionar, parecer que ficou horas na cozinha, mas na verdade não vai precisar nem usar o forno pra fazer essa torta surpreendente. Sim, eu me surpreendi quando fiz a primeira vez, não parecia que poucos ingredientes iam virar uma coisa tão maravilhoso, mas, receita da minha musa inspiradora Nigella Lawson não poderia ser diferente! Não é uma receita barata se levar em conta os ingredientes, mas é super válida pra dias bem especiais, porque sim, eu assimilo dias especiais com comida (#vaigordinha…hahahahaha)!

IMG_20150712_215511

Você vai precisar de:

  • 250 gramas de biscoito maizena
  • 75 gramas de manteiga sem sal amaciada
  • 1 pote de 400 gramas de Nutella ou um creme de avelã similar
  • 100 gramas de avelãs picadas e tostadas
  • 500 gramas de cream cheese em temperatura ambiente
  • 60 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado

Primeiro você vai triturar as bolachas junto com 25 gramas das avelãs até virar uma farofa, acrescenta nessa mistura a manteiga e uma colher de sopa de Nutella, mexendo com as mãos até formar uma mistura um pouco mais úmida e que você consiga juntar com as mãos. Espalhe essa mistura em uma forma de fundo falso, apertando com as mãos ou as costas de uma colher, essa vai ser a base da sua cheesecake! Leve para geladeira enquanto prepara o resto…

Com a ajuda de uma batedeira você vai bater o cream chesse com o açúcar até formar uma massa lisa, então acrescenta a Nutella toda e bata novamente até incorporar tudo. O cream cheese na hora de bater pode ser um pouco resistente, mas vai com fé que dá certo, se precisar tire um pouquinho das pás da batedeira com a ajuda de uma colher.

Despeje essa mistura sobre a massa que você preparou antes e cubra com as avelãs picadas que sobraram. Deixe gelando por pelo menos uma 4 horas, que o tempo necessário para a massa ganhar consistência de torta. Desenforme antes de servir, e sirva assim, da geladeira para a mesa! Delícia! Garanto que você vai amar se fizer, o gosto do cream cheese fica muito leve, não tem nem como explicar essa delícia, tem que fazer! Bora lá! Fiquem com um pedaço dessa belezura!

IMG_20150712_164444

Até a próxima! Beijos da Ana ❤

Bolo Churros: o meu preferido!

Pra começar as receitas do blog nada melhor do que uma das minhas receitas preferidas né? Hoje vou ensinar pra vocês como se faz o famoso “Bolo Churros”, que não é nem um pouco difícil, pede pouquíssimos ingredientes, e garanto que você vai AMAR!

IMG_20150701_154939509

Pra fazer essa delícia você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 50 gramas de manteiga
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 pote de doce leite da sua preferência

Antes de fazer qualquer coisa, você precisa ligar o forno pra pré aquecer em 180º graus, e untar uma forma pequena (eu gosto de usar a com buraco no meio pra esse bolo, assim você vai ter doce de leite por todos os lados da fatia na hora de comer). A ordem pra bater os ingredientes é exatamente essa ali de cima, eu gosto de bater na batedeira porque incorpora mais ar na massa e o bolo fica mais fofinho, mas pode ser na mão também. Primeiro você vai bater os ovos, a manteiga, o leite, e o açúcar, até começar a espumar. Então, é só acrescentar a farinha aos poucos, a canela, e a essência de baunilha. Por último, o fermento, e aí você não bate mais, só incorpora delicadamente na mão mesmo. Despeje essa massa na forma e leve pra assar por mais ou menos 30 minutos, ou até fazer o teste do palito e ele sair limpinho.

Agora vem a parte boa, aqueça o doce de leite uns 10 segundinhos no microondas, só pra ele amolecer um pouco (sem o pote, por favor, não vai colocar fogo na casa! hahahahaha). Depois de esperar o bolo esfriar um pouco e desenformar, você vai despejar esse doce de leite por todo o bolo e com a ajuda de uma colher ou uma espátula vai empurrando delicadamente pra que ele escorra pelos lados! E só pra fazer uma firula a mais, misture um pouquinho de açúcar com canela, e com a ajuda de uma peneira (pra você não encher o seu bolo de gruminhos), faça uma camadinha leve por todo o bolo. Pronto, você tem um bolo delícia de churros que não deixe nada a dever pros bolos que a gente come por aí!

Quer mais uma sugestão?

Meu jeito preferido de comer esse bolo é cortar fatias finas e aquecer uns 5 cincos segundinhos no microondas, aí é só colocar uma bola de sorvete de creme do lado e enfiar o pé na jaca, combinação perfeita!

IMG_20150703_113431150

Espero que tenham gostado da receita e que tentem em casa! Até a próxima!

Beijos da Ana ❤