Atitude Mental Positiva em Cleveland

Atitude Mental Positiva em Cleveland

Pra que não sabe eu sou um apaixonado e praticante do basquete, é um jogo de estratégia, de pensamentos rápidos, decisões que precisam de agilidade e uma emoção incomparável a outro esporte, no meu ponto de vista.

E por isso que quero falar sobre isso hoje. Estou acompanhando as Finais da NBA entre Cavaliers e Warriors e no primeiro jogo em Oakland, na Califórnia.

Pra quem já leu o livro Atitude Mental Positiva do autor Napoleon Hill sabe bem do que eu vou falar. No jogo da última quinta feira (31) foi um dos melhores jogos da temporada em que o Cleveland Cavaliers jogou bem fora de casa, foi um jogo disputado desde o primeiro quarto. Lebron James, a estrela do time, fez 51 pontos em uma atuação de gala. O time estava se encaminhando pra primeira vitória na série final quando faltando menos de 5 segundos para o final do tempo regulamentar o jogador J.R. Smith pegou o rebote após um lance livre e ao invés de tentar o arremesso ou passar a um jogador melhor posicionado, ele corre em direção oposta pra queimar o tempo e frustrar sua equipe.

Pra resumir, o jogo vai pra prorrogação e o Cleveland acaba perdendo o jogo e mais do que isso, uma chance de ouro de abrir 1-0 fora de casa. Após o jogo as entrevistas por parte dos Cavaliers são nitidamente de um time fracassado, um time com semblantes derrotados. Segundo jornalistas americanos o vestiário era de profunda desolação e abatimento entre os jogadores.

Mas podemos pegar esse exemplo e trazer para os negócios e pra nossa vida pessoal. Você com certeza já passou por isso por uma derrota inesperada, por um negócio grande que estava pra fechar e por uma desatenção o negócio foi por água a baixo, uma decisão demorada a tomar e pronto, você perdeu e ficou apenas a lamentação. Mas qual a decisão a tomar após esse balde de água gelada? Nesse caso como o time do Cleveland Cavaliers deve reagir para o jogo 2 ou como deveria? Em AMP de Napoleon Hill ele diz que: “Tudo o que a mente humana pode conceber e acreditar, ela pode conquistar.”

Eu particularmente já tive algumas derrotas e sei que terei outras, isso será inevitável, porque sempre estou em busca de desafios, arriscando, testando, tentando, caindo e principalmente LEVANTANDO. É isso que o time de Cleveland deve fazer no jogo de hoje Levantar e ir pra batalha porque a guerra não está perdida. A resiliência é a arma principal para que possamos superar nossas derrotas, é o combustível essencial que NUNCA deverá faltar na nossa vida.

Eu tenho 7 princípios fundamentais que levo comigo e que me ajuda muito na tomada de decisão e na correção de eventuais problemas que venha a acontecer. São eles:

·        Reconhecer a derrota: No caso do jogo é preciso entender que houve erros (alguns graves), visualizar quais foram e corrigir e saber que a equipe adversária soube aproveitar bem esses erros e sair com a vitória. E na nossa vida? A mesma coisa. Qual parte do planejamento não saiu como o esperado e qual caminho seguir agora.

·        Ter um objetivo definido: Precisamos saber aonde queremos chegar e saber o que precisa ser feito, sabendo disso o caminho fica mais claro.

·        Ser disciplinado: Em tudo precisamos ter disciplina. Se você trabalha em casa não pode trabalhar de pijama e com os olhos sujos, precisa ter disciplina. Ter horário definido pra acordar e trabalhar como se estivesse indo pra empresa.

·        Atenção: No jogo de quinta feira o jogador J.R. Smith teve uma total desatenção em não saber o placar do jogo e isso pode ter decretada a derrota para o time dele. Atenção é básico, você não terá sucesso, na empresa você será demitido.

·        Trabalho em equipe: Em toda organização, time, clube a equipe é fundamental. Até um nadador que compete sozinho tem uma grande equipe por trás de profissionais que o preparam para executar o seu melhor dentro da água e na sua empresa não é diferente. Valorize sua equipe e o resultado será certo.

·        Saúde física e mental: Essa eu valorizo tanto quanto as outras. Muitas pessoas não acham isso importante mas estar em plena sintonia entre corpo e mente é FUNDAMENTAL para o desempenho de qualquer função na vida. Meditação, ioga, atividade física revitaliza o corpo, expulsa os radicais livres e renova as células do corpo. Busque alguma atividade que de prazer e aumente a produção do hormônio do prazer, a serotonina.

. Fé: Eu acredito em tudo que faço e coloco minha fé. Não importa a sua religião, deposite sua fé em algo maior que você. O universo tem uma energia que nós desconhecemos e exerce uma força sobre nós descomunal.

Eu acredito MUITO nesses 7 princípios e se você colocar em prática tenho certeza absoluta que sua produção na vida pessoal e profissional irá ter um ganho significativo. E logo mais as 21 sobe a bola para o segundo jogo das Finais da NBA, vamos ver como o Cleveland se comporta mentalmente após a dura derrota no jogo um.

Abraços e obrigado por ler ;)


To view or add a comment, sign in

Explore topics